Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Publicado: Quarta, 09 de Março de 2022, 13h20 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 12h53 | Acessos: 1517

Curriculum Vitae

Ten Cel Inf Ektor Simon Monteiro Indá

TC Ektor cópia

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx), o Tenente-Coronel Ektor Simon Monteiro Indá exercia a função de Chefe da 3ª Seção do Comando Militar do Planalto (CMP), sediado em Brasília - DF.

Foi promovido ao posto atual em 25 de dezembro de 2022.

Nascido em 4 de abril de 1981, na cidade de Boa Vista - RR, é filho de Renato Sólon Indá e de Eloisa Monteiro Diogo.

Incorporou às fileiras do Exército em 28 de fevereiro de 1998, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 23 de novembro de 2002, sendo classificado no 2º Batalhão de Infantaria Leve (2° BIL), em São Vicente - SP, onde desempenhou por três anos a função de Comandante de Pelotão de Fuzileiros.

Como Oficial Subalterno, desempenhou as funções de Comandante de Pelotão de Fuzileiros de Selva e Chefe da Seção de Pessoal e de Inteligência no 51° Batalhão de Infantaria de Selva (51° BIS), em Altamira – PA.

Como Oficial intermediário, chefiou a Seção de Operações da 3ª Cia do 63° Batalhão de Infantaria (63° BI), sediada em Tubarão - SC.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) em 2011 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) em 2019 e 2020.

Exerceu a função de Comandante da Companhia de Comando e Apoio do 51° BIS, em Altamira – PA. Foi comandante de Companhia de Fuzileiros e Instrutor-chefe do Curso de Formação e Graduação de Sargentos do 23° Batalhão de Infantaria (23° BI), em Blumenau – SC.

Como Oficial Superior, exerceu a função de Chefe da Seção de Inteligência do 55° Batalhão de Infantaria (55° BI), sediado em Montes Claros - MG.

Como Oficial de Estado-Maior chefiou a Seção de Operações da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), em 2021 e 2022, em Tefé - AM.

Dentre as suas principais condecorações, destacam-se a Medalha Militar de Prata, a Medalha Corpo de Tropa com passador de Bronze, a Medalha do Serviço Amazônico com passador de Prata e a Medalha Osório o Legendário.

É casado com a senhora Andréa Coutinho Indá e tem um filho, Bryan.

Fim do conteúdo da página