Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2016, 14h07 | Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2022, 19h08 | Acessos: 5162

O Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx) iniciou suas atividades em 1º de outubro de 2015, data de ativação e aniversário, passando a desempenhar as atividades anteriormente executadas pela Dívisão de Psicologia Organizacional e pela Subseção de Pesquisa em Psicologia do Centro de Estudos Estratégicos Educacionais do CEP/FDC.

Como marco legal para a implantação da avaliação psicológica no Exército, cabe mencionar a publicação da Portaria do Comandante do Exército nº 1.813, datada de 16 de dezembro de 2015, segundo a qual são reguladas as atividades relativas à Avaliação Psicológica, a ser aplicada aos candidatos dos Concursos de Admissão aos Cursos de Formação/Graduação de Oficiais e Sargentos de Carreira e ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares (EIA/CM) do Exército Brasileiro.

Segundo a definição constante da Portaria do Comandante do Exército nº 1.813, de 2015, a Avaliação Psicológica tem por finalidade: “emitir um prognóstico de adaptação à carreira militar, aferindo o grau de compatibilidade das características intelectivas (cognitivas), motivacionais/emocionais e de personalidade do candidato com os perfis psicológicos exigidos para os cargos a serem ocupados, após o período de formação militar”.

A Diretriz para a implantação do Centro de Psicologia Aplicada do Exército, aprovada pela Portaria nº 309-EME, de 23 de novembro de 2015, definiu ainda como objetivos:

1. a ampliação da efetividade dos integrantes do Exército Brasileiro (EB) no cumprimento de suas missões;

2. o aperfeiçoamento de eficazes instrumentos para o recrutamento e seleção de pessoal para ingresso na Força e para realizarem cursos e outras atividades desenvolvidas pelo EB;

3. a elaboração dos perfis para a ocupação de todos os cargos e funções do Exército;

4. o acompanhamento do desenvolvimento psicossocial da família militar; e

5. o estabelecimento de parâmetros comportamentais para o acompanhamento do pessoal militar nas diversas fases de sua carreira.

Em 31 de dezembro de 2015, foi publicado pelo Estado-Maior do Exército, Órgão Solicitante do Projeto de Implantação da nova organização militar, o Quadro de Cargos Previstos (QCP) do CPAEx, o qual define os cargos a serem ocupados pelos Oficiais e Praças que cumprirão as missões do Centro de Psicologia Aplicada do Exército.

Com a definição do QCP, o Comandante do Exército resolveu nomear, por necessidade do serviço, por meio da Portaria nº 35, de 20 de janeiro de 2016, para o cargo de primeiro Comandante do Centro de Psicologia Aplicada do Exército, o Coronel do Serviço de Intendência PAOLO ROSI D’ÁVILA, o qual veio a assumir o Comando desta Organização Militar no dia 5 de fevereiro de 2016.

Como uma de suas primeiras missões, o primeiro Comandante do CPAEx dedicou-se com seus Oficiais de Estado-Maior na elaboração do Regulamento da OM, o qual definiu a organização e missões a serem desenvolvidas na área da Psicologia Aplicada no Exército Brasileiro. Fruto da estrutura proposta, o CPAEx encontra-se organizado em um Comando, Estado-Maior e três Divisões, a saber:

1. Divisão de Avaliação Psicológica;

2. Divisão de Planejamento e Gestão; e

3. Divisão de Apoio Administrativo.

O Projeto de Implantação do CPAEx estrutura-se no aprimoramento do Sistema de Gestão de Pessoal pelo desempenho por competências e tem por propósito propiciar sinergia e racionalização dos estudos, das pesquisas, da orientação no campo da Psicologia Militar, da aplicação de testes nos processos de avaliações psicológicas e do desenvolvimento de instrumentos específicos para a seleção e avaliação de pessoal no âmbito do EB.

A implantação do CPAEx tem se alinhado ao Plano Estratégico do Exército (PEEx), na medida em que se fundamenta na busca da consecução do Objetivo Estratégico do Exército (OEE 12) que trata a Educação do militar profissional da Era do Conhecimento. Para corroborar com a consecução desse Objetivo Estratégico do Exército, o CPAEx tem dado prosseguimento ao Projeto de Avaliação Psicológica, contribuindo desta forma para a implantação do novo Sistema de Educação e Cultura do Exército, em consonância com o novo plano de carreira.

Por seu turno, a Diretriz de implantação do Projeto Avaliação Psicológica nos Concursos para Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais e de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro”, assinada pelo Chefe do DECEx em 27 de fevereiro de 2015, teve como objetivo dar cumprimento à Lei 12.705, de 8 de agosto de 2012, que estabeleceu como requisito para ingresso nos Cursos de Formação/Graduação de Oficiais e de Sargentos de carreira do EB a aprovação em avaliação psicológica, realizada com o emprego de procedimentos científicos, destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.

Dando cumprimento à Diretriz de Implantação, o CPAEx tem-se dedicado, por intermédio do empenho dos militares alocados neste Centro de Psicologia, ao cumprimento de suas missões:

1. estudar, planejar e apoiar a realização de avaliação psicológica nos candidatos às escolas de formação de oficiais e de sargentos de carreira do Exército;

2. conduzir a avaliação psicológica para seleção de candidatos a cursos e outras atividades desenvolvidas pela Força;

3. reunir profissionais, visando à assessoria aos diversos órgãos do Sistema de Educação e Cultura do Exército; e

4. desenvolver a Psicologia Militar, atuante principalmente na preparação dos combatentes para o cumprimento de missões operacionais de guerra e não guerra.

Na esfera do Ministério da Defesa o CPAEx, desde sua ativação, busca a experiência da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira na área da avaliação psicológica em concursos públicos, sendo atualmente desenvolvido esforços conjuntos entre os Centros de Psicologia Congêneres das Forças Singulares no intuito de desenvolver a Psicologia Militar.

No âmbito acadêmico (universidades/faculdades) o Centro de Psicologia Aplicada do Exército trabalha de forma sinérgica e integrada com a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade São Francisco(USF), desenvolvendo projetos e pesquisas atinente a Psicologia Organizacional e de Recursos Humanos.

Internacionalmente, o CPAEx realiza intercâmbios com o Centro de Psicologia Aplicada do Exército Português, visando otimizar processos e buscar trocas de experiências profissionais.

O Centro de Psicologia Aplicada do Exército por sua característica peculiar evolui como uma instituição de pesquisa e avaliação no âmbito da Psicologia Organizacional, destinado à pesquisa científica da psicologia aplicada aos contextos militares e à realização de avaliação psicológica de candidatos em processos de seleção de pessoal, para ocupação de cargos ou desempenho de funções por militares com perfil psicológico compatível com os requisitos exigidos pelos cargos/funções, visando a selecioná-los quando são designados ou se apresentam como voluntários para:

1. matrícula em cursos específicos do Exército Brasileiro (EB);

2. integrar forças militares de paz (FMP);

3. missões de paz de caráter individual (MIP); e

4. emprego em destacamentos de segurança de representações diplomáticas do Brasil no Exterior.

Em síntese, o Exército Brasileiro ao criar o Centro de Psicologia Aplicada do Exército depositou a confiança de que seus integrantes, homens e mulheres, psicólogos, psicopedagogos, administradores, estatísticos e praças, cumpram com profissionalismo a nobre missão de promover o desenvolvimento da Psicologia no âmbito do Exército Brasileiro.

Por fim, as atividades desenvolvidas pelo CPAEx, são de grande relevância Institucional, pois estão relacionadas diretamente com a “Gestão de Vidas” da Dimensão Humana do Exército Brasileiro.

Fim do conteúdo da página